sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sistema de Introdução de CO2 num aquario.

Cada vez é mais comum a colocação de plantas naturais num aquário. Mas estas, para se desenvolverem necessitam de principalmente de muita luz e de dióxido de carbono além de outros nutrientes, mas isso varia com o tipo de planta.

O dióxido de carbono é produzido nos aquários pela respiração dos peixes, mas muita vezes, não é suficiente para as plantas. Com base neste facto,ultimamente têm sido desenvolvidos vários sistemas de introdução de CO2 com botija, mas são bastante caros. Os sistemas caseiros, são bastante simples e baratos.

Uma das formas de introduzir CO2 de forma artificial vai ser aqui descrita:

Material necessário:

Uma garrafa de refrigerante gaseificado (estão preparadas para aguentar mais pressão).
Uma garrafa mais pequena de preferência também de refrigerante ou similar.
Tubo de silicone de bomba de ar de aquario.
Uma válvula regulável. (torneira)
Um difusor de CO2 (comercial ou de ar)

Esquema:


Como podem ver, na garrafa maior, está a mistura que vai originar o CO2, a mais pequena é uma garrafa de segurança no caso da mistura transbordar por alguma razão não ir directamente para o aquário.

O furo nas tampas é feito com uma chave de cruz, não é preciso grande esforço, mas convém ser mais apertado que o tubo. Corta-se a ponta do tubo enviesada para este passar melhor e puxa-se com um alicate de pontas. Pode-se aquecer a ponta com um isqueiro e alargar o tubo para este ficar bem apertado na tampa da garrafa. Depois, para garantir que não tem fugas, utiliza-se cola quente ou silicone.


A garrafa mais pequena terá agua até mais de meio, tem um tubo que entra dentro de agua que vem directamente da mistura, o outro, por onde passará o gás para o aquário, é curto como o da garrafa grande.

No fim fica desta forma. A torneira de regulação está no tubo que vai directo ao aquário.

O difusor comercial de CO2 tem este aspecto: Ou então, podem fazer como no meu aquário e colocar um lápis de madeira sem tinta com uma tampa no fundo do lapis ou uma pinga de cola. A madeira garante bolhas minúsculas quase como o difusor de compra.

E agora, falta a receita para gerar o CO2:

Dois pacotes de gelatina (qualquer sabor ou mesmo sem sabor).
300 gramas de açucar
Bicarbonato de Sódio
Fermento Biológico (o fermento químico dura menos tempo e nem sempre funciona)

Faz-se a gelatina normalmente como vem nas instruções. Dois pacotes da cerca de 1 litro.
Quando estiver desfeita na agua fervida, coloca-se o açúcar e mexe-se até dissolver por completo.
Deita-se na garrafa, e deixa-se solidificar no frigorífico ou de um dia para o outro.
Quando estiver solidificada, deita-se uma colher rasa de sopa de bicarbonato na garrafa, uma colher de sopa bem cheia de açúcar, mete-se 1 cm de água e depois uma colher de chá de fermento desfeito num pouco de água morna.
Agita-se e fecha-se a garrafa.
Para melhores resultados, deve-se usar água sem cloro o que é o mesmo que dizer que não deve ser da torneira. Vão à fonte ou ao supermercado comprar água.

Normalmente, em menos de 2 horas já está a mandar bolhas.

Atenção:

Não se pode injectar indiscriminadamente CO2 na água sob pena de matar todos os peixes por falta de oxigénio. Daí o uso da torneira. Se os peixes de manha aparecerem a nadar junto a superfície é sinal que existe demasiada concentração de CO2. Deve-se colocar o difusor o mais acima e ir descendo de acordo com a concentração de CO2. Quanto mais este estiver acima, menos CO2 é absorvido pela água.

Existem testes permanentes com um liquido que muda de cor conforme a concentração.

No caso das garrafas ficarem abaixo do aquário, deve-se colocar uma válvula de retenção que irá permitir apenas um fluxo num sentido.

Durante a noite, deve-se reduzir o caudal de CO2 ou ligar mesmo uma bomba de ar. Isto porque sem luz as plantas consomem menos CO2.

Fonte:
www.aquariofilia.net

One response to “Sistema de Introdução de CO2 num aquario.”

Marcos Bomfim disse...

Oi, sobre o Filtro EF-05 da Boyu, eu durmo do lado dele todos os dias, ele só faz um pouco de barulho após a manutenção até expulsar todo ar e voltar ao normal.É silencioso o danado.
Abraço

Leave a Reply