segunda-feira, 8 de junho de 2009

Funcionamento do Sistema Vtec da Honda


O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle electrónico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas) da Honda foi desenvolvido com o intuito de conseguir mais binário, mais potência, menores consumos e emissões, bem como elevada fiabilidade.

Mas, sempre foi difícil conciliar o equilíbrio entre binário (torque), potência, economia e durabilidade. Quanto maior fôr o levantamento das válvulas, mais potência se consegue obter, mas à custa de maiores consumos e emissões, bem como menor elasticidade e vida útil do motor mais curta. Para um menor levantamento, acontece o inverso. O motor apresenta bom desempenho em baixas rotações, mas em regimes médios e elevados apresenta uma fraca potência e elevado consumo.

Inicialmente, os motores VTEC foram alvo de alguma desconfiança devido à sua elevada potência específica. No entanto, o passar do tempo e dos quilómetros veio provar que a fiabilidade deste tipo de motores superava em muito a concorrência. Fabricantes como a Honda e Toyota estão sempre no tipo da lista das marcas mais fiáveis em estudos internacionais realizados na Alemanha, EUA, Japão, etc.

Os motores VTEC possuem quatro válvulas por cilindro, cada par de válvulas possui três ressaltos: dois mais suaves nas extremidades e um mais agressivo no meio. Em baixas e médias rotações, apenas os ressaltos externos accionam as válvulas. Atingido um regime predeterminado (na casa das 4900 a 5200 rpm, dependendo do motor) o sistema electrónico coloca em funcionamento o ressalto "bravo" central através de um sistema hidrálico. Assim, com este diagrama mais agressivo, com maior abertura e levantamento, o motor consegue atingir rotações incomuns e obter um grande desempenho. Por exemplo, o motor do Honda S2000 atinge a sua potência máxima às 8600 rpm!

Este sistema foi inventado pelo Departamento de Pesquisa e desenvolvimento, mais exactamente pelo Engenheiro Ikuo Kajitani. O sistema VTEC é uma derivação do sistema REV (Revolution-modulated valve control) utilizado na CBR400 em 1983 conhecido como HYPER VTEC.[2]. O sistema VTEC foi o primeiro do seu tipo, mas entretanto outras marcas procuraram soluções semelhantes como por exemplo os sistemas (MIVEC da Mitsubishi, VVTL-i da Toyota, VarioCam Plus da Porsche, VVL da Nissan, etc).

Fonte Wikipédia

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